terça-feira, 28 de setembro de 2010

Filme - Quando a Noite Cai












Quando a noite cai adquiriu o título de clássico lésbico, o que é mais do que merecido, já que ele realmente apresenta o assunto com muita delicadeza e poesia. Além do mais, as cenas são belíssimas, poucos filmes retratam cenas de sexo entre mulheres de forma tão especial.
Patrícia Rozema, dirige com elegância . Não existem grandes locações, tampouco fotografia apurada, ela faz das duas personagens o atrativo maior desta produção modesta e quase independente. As atrizes não são conhecidas do grande público, e a música serve apenas de pano do fundo para o romance, enfim, "When Night is Falling" conquista pela simplicidade e eficiência do roteiro.
Camille (Pascale Bussières) é uma professora de um colégio protestante onde ensina mitologia. Sua vida não parece ter grandes novidades, já que é do tipo convencional e pouco emotiva. Sua relação com o namorado não é das melhores, mas isso não parece fazer grande diferença até que surge em sua vida, Petra (Rachael Crawford) uma artista de circo que está de passagem pela cidade.
O improvável romance das duas toma forma depois de alguns desencontros provocados pelo medo e preconceito da própria Camille ao se descobrir apaixonada por uma mulher.
Petra, independente e completamente apaixonada, tenta a todo custo fazê-la entender que não há nada de errado no sentem uma pela outra.
O mundo novo que se abre aos olhos de Camille, é mostrado em belas tomadas. O seu sofrimento em aceitar o novo sentimento que lhe toma de assalto, o desespero do namorado ao se descobrir traído, e por fim, a libertação de todos os dogmas religiosos em nome do amor.
Ao contrário de alguns filmes ditos moderninhos, When night is falling é sério e fala da dificuldade em se assumir como lésbica numa sociedade moralista e preconceituosa. Os dilemas de seus personagens são reais e a relação amorosa de Camille e Petra passa longe de clichês românticos. 


Nenhum comentário: