terça-feira, 28 de setembro de 2010

filme - Fale com Ela


Fale com Ela, 14º trabalho da carreira de Pedro Almodóvar, trata basicamente de amor. Como lhe é peculiar, porém, o diretor espanhol aborda o tema de forma inusitada ao mostrar a amizade entre dois homens apaixonados por mulheres que estão em estado de coma.
Assustadora e triste à primeira vista, a trama toma rumos inesperados - cômicos, até. Quando o espectador supera o choque inicial, Almodóvar insere a história verídica de uma mulher norte-americana que, durante um longo período de coma, engravidou depois de ser violentada por um funcionário do hospital onde estava internada. Tudo com muita sutileza - mesmo na cena em que se supõe o crime, quando o diretor opta por exibir um curioso curta-metragem mudo.
O elenco também contribui para a delicadeza do filme, principalmente Javier Càmara, que interpreta Benigno. Ele cuida da bailarina Alicia (Leonor Watling), que está em coma há quatro anos em consequência de um acidente de carro. Mas a relação entre enfermeiro e paciente vai além dos limites profissionais: Benigno vive em frente à escola onde Alicia estudava balé e há muito tempo nutria uma retraída paixão pela moça.
No hospital onde cuida de Alicia, Benigno conhece o jornalista Marco (Dario Grandinetti), cuja namorada, a toureira Lydia (Rosario Flores), também entrou em coma após um acidente na arena. O enfermeiro tenta ajudar Marco a lidar com a situação, e os dois acabam se tornando amigos.
O exagero e a solidão de Benigno, um homem que passou a vida cuidando de sua mãe e nunca viveu um grande amor, vem à tona quando Alicia engravida no hospital e todas as suspeitas recaem sobre o devotado funcionário.
Ao mesmo tempo em que Fale com Ela é um bombardeio de emoções contraditórias, também enche os olhos com suas cores, danças e músicas. O filme começa e termina com duas coreografias da alemã Pina Bausch e tem participação especial de Caetano Veloso, que canta uma versão acústica de Cucurrucucu Paloma, do repertório de Fina Estampa.
Almodóvar, aliás, conta que o roteiro de Fale com Ela foi escrito no quarto de Moreno Veloso em sua casa no Rio de Janeiro e que, portanto, sua inspiração principal foi a MPB. Além de Caetano, a trilha sonora conta com um dueto de Tom Jobim e Elis Regina em Por Toda Minha Vida, que serve como pano de fundo para uma das mais belas cenas do filme.


Download: Clique aqui

Nenhum comentário: